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Vale a pena usar o e-mail marketing para o relacionamento com o cliente?

Usar o e-mail marketing pode ser uma boa forma de criar uma relação com o cliente. Uma das vantagens dessa estratégia é que não requer alto investimento, uma vez que há ferramentas sem custo. Portanto, vale a pena entender melhor sobre o tema.

O que é e-mail Marketing?

Essa estratégia consiste em enviar mensagens a uma lista de contatos por e-mail. Assim, visa estabelecer uma comunicação mais direta com o lead. Para otimizar o processo, usa mecanismos de automação para o envio em massa.

Mesmo assim, é preciso ter cuidado ao enviar as mensagens para que não sejam marcadas como spam. Por isso, é importante ter atenção ao estágio que o lead está no funil de vendas. Desse modo, pode direcionar melhor o tipo de texto para o destinatário.

Uma das principais ferramentas do Marketing

Essa é uma das principais formas de criar campanhas de marketing. Afinal,tem menor custo do que tráfego pago ou banners em sites, por exemplo. Além disso, consegue ter mais efetividade quando é bem planejada.

Como a maioria das pessoas possui smartphones, integrados a sua conta de e-mail, aumentam as chances do conteúdo ser visto. Ou seja, não requer uma busca por parte do usuário, ele apenas recebe o correio eletrônico.

O e-mail marketing é uma opção de menor custo para alcançar os leads

O uso dessa estratégia traz resultados?

Com um plano bem feito, é possível ter excelentes resultados nas vendas com essa estratégia. Como ela requer pouco custo, costuma ter um ROI, ou seja, retorno sobre investimento mais alto.

É possível usar essa ferramenta para diversos tipos de campanhas. Assim, a empresa pode usar o e-mail marketing para todos os níveis do funil de vendas. Para isso, dá para enviar além de ofertas outros formatos, tais como:

  • Newsletter;
  • Campanhas sobre novas coleções;
  • Lembretes sobre uma compra não finalizada.

Esse meio de comunicação com o cliente pode trazer um tom mais personalizado. Com isso, é uma conversa mais próxima, para estreitar o relacionamento. Por isso, pode ser um grande diferencial para a marca.

Como montar um e-mail marketing de sucesso?

Um bom e-mail marketing deve impactar de forma positiva o cliente a ponto de alcançar o resultado esperado. Para conseguir isso, alguns pontos são fundamentais. Afinal, em muitos casos o cliente sequer abre a mensagem.

Ou ainda quando abre, cancela a inscrição, porque o tema não lhe interessa. Então, veja alguns passos básicos para montar uma estratégia eficaz:

  • Definir os objetivos da campanha;
  • Selecionar os destinatários, conforme a fase do funil de vendas;
  • Crie um conteúdo que agrade o leitor, com a linguagem correta;
  • Faça um título atrativo, que leve o cliente a abrir;
  • Use imagens e design que façam sentido com o tema.

A partir desses pontos é possível desenhar uma boa estratégia de e-mail marketing. Outra ideia é fazer testes com modelos diferentes. Desse modo, você pode enviar mensagens diferentes a dois grupos e ver qual tem melhor desempenho.

Copywriting é essencial

O copywriting, ou escrita persuasiva é um recurso essencial para um bom e-mail marketing. Isso porque desde a escolha do título da mensagem, deve captar a atenção do leitor. E uma vez que ele clique, o texto deve ser bem escrito e levar a pessoa à ação desejada.

Segmentação do público

Quando se tem uma lista de leads, que são os contatos de clientes em potencial, é possível dividi-los em vários grupos. Para isso, as ferramentas de automação são grandes auxiliares. Assim, veja a seguir algumas sugestões de segmentações possíveis.

Faixa etária e gênero

Estes são os critérios mais comuns para começar a afunilar o público de destino do e-mail marketing. Desse modo, é possível adequar melhor a linguagem, bem como, indicar os produtos mais adequados a esse perfil.

Data de aniversário

Uma boa forma de fidelizar um cliente. Afinal, dá para enviar uma mensagem mais personalizada no dia do aniversário. Além disso, é um bom momento para uma oferta especial, como um desconto, por exemplo.

Renda

Este é um fator importante para ter uma taxa de conversão melhor nas campanhas. Isso porque, para itens de ticket alto, é preciso direcionar a um público com maior poder aquisitivo.

A importância das métricas na estratégia de e-mail Marketing

Tão importante quanto o planejamento prévio é acompanhar os resultados de uma campanha. Assim, é possível ver se os objetivos foram atingidos e se o caso ajustar o texto, por exemplo. Nesse sentido, confira algumas das métricas mais importantes para análise:

  • Taxa de cliques, que calcula a média entre acessos e o número de e-mails enviados;
  • Conversão, mede o número de pessoas que fecharam uma compra;
  • Rejeição, que monitora e-mails não entregues, por endereço errado ou caixa lotada;
  • Taxa de abertura, é a principal, pois indica que a chamada do título é eficaz.

Outro aspecto importante é checar se as mensagens são marcadas como spam. Afinal, nesse caso o e-mail não vai chegar ao destinatário e não vai cumprir com seu objetivo. Para isso, há algumas ferramentas que servem para medir a qualidade do texto.

Principais ferramentas para e-mail Marketing

O envio de campanhas via e-mail pode ser todo automatizado. Com isso, ele se torna mais rápido e permite acompanhar se o retorno é positivo. Aliás, há várias plataformas que oferecem o serviço sem custo, ou com versões pagas com mais recursos, tais como:

  • Mailchimp;
  • RD Station;
  • Klick Mail;
  • Benchmark;
  • GetResponse.

Boa parte dessas plataformas possui templates pré-formatados para facilitar a criação. Assim, mesmo para quem não tem muita experiência é possível começar a usar, porque são intuitivas.

Relatórios gráficos

O uso dessa automatização também fornece acesso aos resultados da campanha. Desse modo, é possível ter um relatório de modo bem visual para acompanhar como foi a recepção de um e-mail.

Vale a pena investir em e-mail Marketing?

Essa é uma ferramenta que pode complementar a estratégia de marketing de uma marca. Isso porque, ajuda a manter os leads ativos, ou seja, criar um canal de comunicação para fortalecer essa relação.

A escolha pelo e-mail marketing também requer um investimento menor. Isso significa que quando bem feita, pode ter um retorno bem maior. Mas para isso, é preciso planejar e cuidar de cada passo.

Como para começar

Para iniciar com essa estratégia, é preciso primeiro ter uma lista de leads. A partir daí, dá para começar a segmentar o público e criar textos que se adequem aos clientes em potencial.

Em um segundo momento, é essencial acompanhar como se comporta a campanha. Desse modo, é possível fazer testes e quando preciso ajustar. Assim, é possível selecionar aqueles e-mails com melhor desempenho para repetir.

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