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Brand Compliance: você sabe o que é e quais benefícios para sua empresa?

Saiba quais são as vantagens e como investir nesse conceito

Unificar o marketing de uma empresa para que gere resultados deve ser algo essencial para qualquer negócio. Essa é uma maneira de passar uma única mensagem para os clientes. Ou seja, todos da empresa devem falar a mesma “língua”, transmitindo sempre a mesma informação e a visão empresarial.

O método é utilizado para que a marca não se afaste dos seus valores, padrões e identidades que foram desenvolvidos para que os consumidores se identifiquem com o seu negócio.

A ideia de unificação é justamente para que todas as ações de marketing desenvolvidas garantam que a personalidade da empresa esteja bem definida para o público-alvo. A finalidade é fortalecer a marca e oferecer atributos interessantes aos consumidores.

Quer saber mais sobre o assunto, leia tudo no nosso artigo para colocar em prática o brand compliance.

Garantir mensagens consistentes

Quando uma empresa investe na conformidade de marca, ela tem muito a ganhar. A preocupação com uma mensagem única é o caminho para não haver “ruídos na comunicação”. Essas mensagens precisam ser consistentes e serem entregues tanto em campanhas locais como regionais.

O método de unificar o que se diz garante o seguinte:

  • A consistência da marca em meios de comunicações tradicionais e digitais.
  • A comunicação visual sempre é a mesma em qualquer situação ou local. Isso significa que as fontes, cores, logos e imagens serão utilizadas de maneira correta. 
  • O tom e voz de produtos e marcas da empresa são sempre os mesmos em todas as plataformas. É desta forma que a personalidade da marca se mantém distinta.

O investimento em brand compliance significa sair na frente das concorrentes, porque vai se destacar entre as demais e passar credibilidade para os consumidores. Além disso, trabalhar a marca de maneira única possibilita criar estratégias para melhorar a experiência do cliente, além de convencê-lo a fechar negócio.

Sobre a logo

A marca de uma empresa é importantíssima para que reconheçamos uma empresa ou produto. É um elemento que serve para identificar e diferenciar o seu negócio dos concorrentes.

A logo para ser eficaz precisa traduzir o que é e qual é objetivo da marca. Isso deve ser instantâneo. Por isso, o desenvolvimento e a aplicação da logo são importantes para que consumidor crie uma ligação com o serviço ou produto.

Para que todas as regras da aplicação da logo sejam seguidas, a empresa deve cria o manual da marca. A finalidade é garantir que a marca seja apresentada de maneira correta em diferentes campanhas de marketing digital ou tradicional.

Ações como e-mail marketing, landing page, site, redes sociais, propagandas plataformas online ou em TV, jornal ou rádio devem seguir a padronização da marca definidas pela empresa.

Além de criar o manual da marca, é importante que as corporações monitorem de que forma a logo está sendo utilizada. Isso porque é comum que em alguns casos a aplicação das cores, design gráfico e tipografia sejam feitas de forma errada.

Ficar atento ao uso da marca passou a ser ainda mais necessário com a expansão da internet e dos seus novos tipos de mídia e ações digitais, como redes sociais, banners, e e-mail marketing.

Principais vantagens do Brand Compliance

Foto de frente de moto Harley Davidson
Foto de Frans van Heerden disponibilizada gratuitamente em Pexels

O brand compliance não é algo novo e data da década de 1940, quando o americano Walter Landor fundou Landor Associates, consultoria de marcas que visava o desenvolvimento de grandes empresas. A consultoria americana foi a primeira a criar um guia de padronização para as organizações.

A aplicação de marcas padronizadas é muito vantajosa para diversos setores, trazendo muitos benefícios. Vamos citá-los a seguir:

Melhora a reputação 

A reputação e a credibilidade da organização ganham força quando o brand compliance é aplicado. Isso porque a marca passa a ter consistência no mercado que atua e chama a atenção dos consumidores. Quando a organização tem uma única mensagem, ela revela a sua identidade, conquista o cliente e torna a experiência única.  Conheça algumas empresas que investem neste conceito: Coca Cola, Nu Bank, Pepsi, FeDex, Itau, Mercado Livre, etc. Todas têm credibilidade diante dos seus clientes e do mercado que atuam.

Posicionamento

A conformidade da marca é um ótimo reforço para o posicionamento da empresa. Saber se colocar no mercado atrai consumidores ávidos por buscar organizações com uma forte presença no segmento que atua.

Estar em conformidade com os valores da empresa ajuda a corporação se tornar memorável. É nela que o consumidor pensará primeiro quando precisar de um produto ou serviço. A marca é reconhecida e lembrada pelo cliente sem muito esforço.

Melhora o ROI

Com o investimento no brand compliace, o retorno sobre o investimento (ROI) passa a ter um aumento significativo. Isso é motivado por ações mais assertivas, com aumento de lucratividade. Para melhorar o ROI, o investimento em uma mensagem única deve ser levado a sério.

Comunicação única

Outro benefício é tornar a comunicação única. Empresas com sede em diferentes cidades, estados e países devem investir muito em brand compliace de qualidade e eficaz. Essa padronização vai facilitar a comunicação com os clientes.

Gostou das nossas dicas? Agora coloque em praticas para fortalecer a marca da sua empresa e estreitar a relação com seus consumidores.

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