Há diferenças entre os conceitos, mas eles se complementam na gestão empresarial
Você sabe a diferença entre planejamento estratégico, tática e operacional? Se a sua resposta é não, saiba que não é o único a confundir os conceitos. Muita gente acha que tudo é a mesma coisa, porém, as definições e funções de cada um são bem diferentes um do outro.
Neste artigo, vamos te ensinar o que difere estratégia de tática e do operacional. Claro que o marketing precisa dos três para poder funcionar bem, mas eles acontecem em etapas diferentes e se complementam. Os conceitos têm como objetivo melhorar a organização corporativa, visando o seu sucesso.
Como já informamos, as três etapas do marketing são distintas em tudo, com funções específicas, nível de decisão, o tempo de duração de cada processo e quanto aos resultados práticos na empresa.
Aprenda de uma vez por todos esses conceitos para nunca mais errar. Com as nossas dicas, você vai aprender como utilizar cada fase para proporcionar crescimento nos seus negócios com atração de novos consumidores e fidelização de clientes.
O que é planejamento estratégico?
Antes de começarmos a explicar, todo gestor deve saber que os conceitos de estratégia, tática e operacional podem e devem ser adotados por empresa de qualquer tamanho. Os negócios devem já começar com esses planos traçados para ser o mais assertivo possível nas suas decisões.
Vamos então começar pelo planejamento estratégico. Esse é um velho desconhecido de muitos gestores. Isso porque muitas empresas ignoram ou mesmo não sabem da importância de planejar.
Alguns gestores até já ouviram falar, mas não sabem como fazer o plano ou o confunde com outros conceitos. O planejamento estratégico nada mais é que um plano para o longo prazo. Nele, cenários são antecipados junto com as soluções para que a empresa não seja pega desprevenida. No planejamento também há também a ideia de investimentos em diversas áreas, como tecnologia, comunicação, outras.
Ao fazer o planejamento, a empresa não estará apenas voltada para questões emergenciais. Na verdade, ela pode evitar muitas dores de cabeça com o planejamento estratégico eficiente que priorize os objetivos da empresa.
Por meio do plano, a corporação define:
- Metas;
- Tomadas de decisões;
- Ações para alcançar a meta;
- Gerenciamento de crise.
O primeiro passo para que o planejamento seja eficaz é definir os objetivos e metas da empresa. É necessário saber antes de mais nada até onde a empresa quer ir. Só após isso, o gestor poderá traçar as ações práticas para alcançar o que foi planejado.
Por ser macro, a função do planejamento estratégico é desenvolver a empresa, conforme a sua missão, sua visão e seus valores. Isso também tem a ver com o cumprimento de metas e objetivos.
A estratégia a longo prazo é o melhor caminho para evitar que a empresa tome decisões superficiais ou que sempre fique “apagando incêndios”. Claro que em algum momento ações emergenciais serão necessárias, mas até mesmo para esses momentos, o plano é importante, porque é possível prever algumas coisas que possam acontecer por influência externa ou mesmo interna.
Ao se preparar, o empreendimento ganha da concorrência e permanece forte no seu segmento.
Planejamento tático
Enquanto o planejamento estratégico (PE) é um plano futuro da empresa, o tático coloca em prática todas as ações que possibilitem à empresa a alcançar as metas e objetivos previstos na estratégia.
No tático, os objetivos práticos são traçados por cada departamento. Os gerentes das equipes são os que planejam a melhor forma de cumprirem cada item do planejamento estratégico.
Os times responsáveis pelo plano tático têm como missão colocar o PE da empresa em ação. Entretanto, eles devem levar em conta o cenário macro e as suas consequências para as metas e os objetivos traçados pela corporação.
Para que isso se cumpra de maneira eficiente, os gestores podem definir um prazo de execução de 1 a 3 anos para colocar em prática as ações traçadas pelo planejamento tático. É bom saber que tanto o planejamento estratégico quanto o tático podem sofrer alterações ao longo dos períodos estabelecidos pela direção e pelos gestores dos departamentos. Isso pode ocorrer por causa de alguma mudança no mercado, a qual a empresa tem que se adaptar.
Um exemplo disso ocorreu durante a pandemia da Covid-19, quando empresas tiveram que se adaptar para não falirem. No caso de empresas comerciais, lojas apostaram no e-commerce, restaurantes investiram no delivery. Outras corporações adotaram home office e profissionais prestadores de serviços foram fazer consultoria ou atendimento on-line.
Enfim, devido a uma emergência, muitas empresas foram obrigadas a repensarem as suas estratégias e os seus objetivos práticos para continuarem no mercado.
Planejamento operacional
Como o próprio nome já diz, essa é a etapa de execução. Ou seja, por meio dele, o planejamento tático é colocado em prática. Neste caso, o operacional é mais micro e tem como principal foco o cotidiano empresarial.
Esta última etapa é executada pelas equipes de cada departamento, que utilizam os processos e os métodos definidos pelos gestores para que as tarefas sejam cumpridas com excelência.
Nessa etapa estão definidos os prazos e os recursos que serão usados para que os objetivos sejam alcançados. Para ajudar no cumprimento das atividades são criados fluxogramas, planos de ação, checklists e cronogramas, com a finalidade de auxiliar as equipes operacionais.
Nunca mais erre
Agora que você já conhece a diferença entre planejamento estratégico, tática e operacional, nunca mais erre. Comece a colocar em prática na sua empresa. Com um negócio organizado, pode ter certeza de que o resultado será muito positivo.