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Construção de imagem e manutenção de reputação de uma empresa por meio do SEO

Construir uma boa reputação digital muitas vezes pode ser um desafio. Desse modo, as técnicas de SEO são uma ótima forma de passar por esse processo, a fim de se destacar em sua área de atuação. Bem como, para resolver problemas de imagem negativa.

O que é SEO?

Antes de tudo você precisa saber o que é SEO para entender como usá-lo. Nesse sentido, ele nada mais é do que um grupo de estratégias para otimizar sites e páginas da web. Isto é, melhorar seu posicionamento nas pesquisas de buscadores.

O Google possui uma série de fatores que definem quais conteúdos aparecem na primeira página. Por isso, hoje em dia é vital que se entenda seus conceitos e como funcionam. Desse modo, fica mais fácil consolidar sua marca.

Fatores de rankeamento

Para quem não sabe o que é o algoritmo BERT do Google e a influência dele no marketing digital, é bom estar atento. Aliás, ele também usa as práticas On page e Off page para fazer essa medição. Ou seja, dados que aparecem da seguinte forma no seu link:

  • On page: conteúdos, títulos, meta descrição, heading tags, imagens e URLs;
  • Off page: número, diversidade e o contexto de backlinks, menções à sua marca.

Os tópicos acima significam que seu site ou blog precisa ter otimização tanto dentro quanto fora da página. Dessa forma, o buscador também consegue saber o nível de autoridade dela. Bem como, se o usuário tem uma experiência positiva ao acessar seu conteúdo.

Imagem de computador com SEO escrito na tela

Como funciona a reputação digital?

Por definição, a reputação digital é a forma como o público percebe e avalia sua empresa no ambiente online. Então, se ela tiver muitas avaliações negativas, é esse dado que as pessoas verão nas pesquisas. Por exemplo, podem acontecer os seguintes casos:

  • Críticas na página do Reclame Aqui ou outras mídias sociais;
  • Seu site é bem ranqueado, porém, ele tem outros resultados que o comprometem;
  • Impacto até mesmo nos negócios do local físico da empresa por problemas online.

Essas questões só poderão ser resolvidas com estratégias que tirem os dados negativos da primeira página. Assim, é preciso considerar vários pontos para fazer com que isso aconteça.

Reputação negativa x SEO

Apesar do SEO ser uma ótima forma de melhorar sua posição, pode não ter efeito em uma reputação negativa. Isto é, de nada adianta ter uma publicação na primeira página com comentários negativos logo abaixo.

SEO reverso

O SEO reverso é o nome que se dá à estratégia de produzir vários conteúdos positivos sobre sua marca. Nesse sentido, a chance de aparecer algum resultado ruim é reduzida. Por isso, ele é a melhor chance de controlar sua reputação na internet.

Como utilizar o SEO reverso para aumentar a reputação?

Pode-se entender o SEO Reverso como uma versão potencializada da estratégia original. Afinal, você não só constrói a autoridade da sua marca, mas também a sua reputação. Bem como, faz a manutenção da mesma quando for necessário.

Métodos orgânicos

O plano consiste em construir uma imagem positiva sobre sua empresa em várias mídias sociais. Ou seja, postagens em blogs e redes diversas que refletem o que há de melhor sobre a marca.

Com o tempo, aquela imagem negativa será trocada por uma história nova e melhor. Todavia, esse processo é demorado e é preciso ter paciência até que os resultados apareçam. Então, não fique tentado a usar métodos pagos para tentar acelerar tudo.

Melhorar sua reputação de forma orgânica, ainda que de modo lento, é mais eficiente. Aliás, outros caminhos, como a compra de palavras-chave, só funcionam por um tempo. Como resultado, assim que deixar de pagá-los, a situação pode piorar de novo.

Segunda página do Google

Após a imagem da sua marca se tornar positiva de maneira geral, os posts negativos saem da primeira página. Dessa forma, mesmo que eles ainda existam, por meio do SEO é possível que eles não fiquem à vista.

SEO reverso não é SEO negativo

Na internet existe um método chamado SEO negativo, que não pode ser confundido com o reverso. Visto que, ele consiste em práticas com a intenção de afetar outros sites de forma ruim. Assim, é como se você sabotasse outras URLs para que a sua apareça primeiro.

Um SEO negativo é antiético

Procurar formas de utilizar o SEO negativo é antiético, pois tem a intenção de eliminar a concorrência. Além disso, quem escolhe esse caminho não se preocupa em melhorar o próprio conteúdo. Além disso, tal ação não impede os usuários de perceberem a farsa.

Como construir sua reputação com o SEO?

O caminho é mais fácil caso você precise apenas consolidar sua marca e sua imagem. Nesse sentido, como o SEO é uma estratégia, será preciso primeiro definir seu objetivo. Por exemplo, se o que busca atingir por meio dele é:

  • Aumento de tráfego orgânico;
  • Gerar mais leads;
  • Aumentar as vendas;
  • Educar o mercado;
  • Aumentar a autoridade da sua marca.

Depois de entender sua meta, é só fazer um plano com ações voltadas para ela. Ou seja, definir a persona e as ferramentas que vai usar para chegar até ela. Em seguida, comece a colocar em ação.

É um processo lento

Vale lembrar que todo esse processo de construir uma reputação é um pouco lento. Portanto, seja constante nas boas práticas do SEO que com o tempo o crescimento virá de modo natural.

Sua empresa com uma imagem sólida

Quando os resultados positivos vierem, sua marca já estará estabelecida e com autoridade na web. Dessa maneira, não só o rankeamento no Google vai melhorar, mas sua imagem também.

Invista em melhorar os feedbacks

Uma grande aliada na construção de uma boa reputação é a atenção aos feedbacks. Visto que, ao ouvir o que os usuários têm a dizer sobre sua marca, você pode melhorá-la. Por isso, é muito bom que, de modo regular, realize as seguintes ações:

  • Conferir as avaliações dos clientes;
  • Verificar se eles têm tido uma experiência positiva;
  • Pensar nas melhorias que podem ser feitas.

Somente o SEO não é suficiente para se ter uma imagem positiva na internet. Afinal, tudo gira em torno dos usuários e por isso, a opinião deles deve ser levada em conta. Então, fazer a manutenção do seu negócio de acordo com o feedback é essencial.

Existem casos em que as respostas são negativas de uma forma injusta e que não refletem a realidade. Contudo, ainda assim é preciso ter paciência e agir para que elas não tenham uma influência negativa. Por fim, esteja sempre atento para manter uma boa imagem.

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